Governador anuncia novo interventor para a cidade de Turilândia

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (sem partido), anunciou na tarde desta segunda-feira (9) a nomeação do defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo como interventor do município de Turilândia, a cerca de 280 km de São Luís. A cidade passa por intervenção estadual após prefeito, vice-prefeita e vereadores serem investigados por suspeita de desvio de R$ 56 milhões em recursos públicos.

Novo defensor da cidade de Turilândia

O nome do defensor público foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para apreciação e aprovação dos deputados estaduais. De acordo com o governador, a escolha de Thiago Josino se deu pelo perfil técnico e pela experiência administrativa, considerados essenciais para conduzir o município durante o período de intervenção.

A intervenção terá prazo inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada mediante nova deliberação, caso não haja o restabelecimento da normalidade institucional. Segundo o governo do Estado, a medida tem como objetivos restabelecer a ordem constitucional, garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais e assegurar o cumprimento das decisões judiciais.

A autorização para a intervenção foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) no dia 26 de janeiro, após solicitação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). O pedido ocorreu depois que o presidente da Câmara Municipal de Turilândia, José Luís Araújo Diniz, conhecido como Pelego (União Brasil), assumiu a chefia do Executivo municipal, mesmo sendo um dos investigados no esquema de desvio de recursos.

Quem é o interventor

Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo é coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA). Ele também ocupa o cargo de presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão (Copen) no biênio 2024–2026. O defensor público é pós-graduado em Direito Público e em Educação em Direitos Humanos, com atuação voltada às áreas institucional e administrativa, além da defesa de direitos fundamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *